quarta-feira, 4 de agosto de 2010

América

A América é o continente localizado no hemisfério ocidental que se estende, no sentido norte-sul, desde os 83 graus N de latitude (cabo Colúmbia) até os 56 graus S de latitude (cabo Horn), ao longo de cerca de 15 000 km. O seu extremo oriental encontra-se no Brasil, a 35 graus O de longitude, enquanto que o extremo ocidental fica a 172 graus E de longitude, nas Aleutas. Com uma área de 42 189 120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta, ou 28,4% das terras emersas, e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.

Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo, neste caso em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo. A maioria dos estudiosos aponta o nome do navegador italiano Américo Vespúcio como origem etimológica do topônimo "América".
Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central) e da América do Sul. Qualquer que seja a sua conceituação, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).
Etimologia e uso


J.P. Machado é inequívoco ao apontar como origem do topônimo "América" o prenome do navegador italiano Américo Vespúcio. Segundo Machado, o termo já aparece na obra Cosmographiae introductio, de 1507, de autoria de Martin Waldseemüller, em que, ao lado de cartas escritas por Vespúcio, consta um mapa no qual as terras do nordeste brasileiro - cuja descoberta Waldseemüller erroneamente atribuiu a Vespúcio - estão indicadas como Americi Terra vel America (do latim "Terras de Américo ou América"). A forma foi passada para o feminino por paralelismo com os outros continentes. Quanto ao registro desta forma em língua portuguesa, Machado aponta o texto Lusitânia Transformada, de Fernão Álvares do Oriente (1607); Houaiss registra a primeira aparição do gentílico "americano" em 1679.
Em português, ao contrário do inglês, não é comum o uso do termo "América" para referir os Estados Unidos da América. O gentílico "americano", por outro lado, é freqüentemente empregado para designar os naturais e habitantes daquele país; como esta prática é pouco precisa (por permitir confusão com o gentílico do continente), alguns preferem usar apenas os gentílicos "estadunidense" ou "norte-americano" para referir os EUA.
Divisão política
Estados soberanos Antígua e Barbuda
Argentina
Bahamas
Barbados
Belize
Bolívia
Brasil
Canadá
Chile
Colômbia
Costa Rica
Cuba
Dominica
Equador
El Salvador
Estados Unidos
Granada
Guatemala
Guiana
Haiti
Honduras
Jamaica
México
Nicarágua
Panamá
Paraguai
Peru
República Dominicana
Santa Lúcia
São Cristóvão e Nevis
São Vicente e Granadinas
Suriname
Trinidad e Tobago
Uruguai
Venezuela


Dependências Dinamarca
Groenlândia
Estados Unidos
Porto Rico
Ilhas Virgens Americanas
França
Guadalupe
Guiana Francesa
Martinica
São Pedro e Miquelão
Países Baixos
Aruba
Antilhas Holandesas
Reino Unido
Anguilla
Bermuda
Ilhas Virgens Britânicas
Ilhas Caymans
Ilhas Falkland
Montserrat
Turks e Caicos


Organizações Internacionais e outros mecanismos multilaterais Organização dos Estados Americanos (OEA)
Organização dos Estados Ibero-Americanos
Comunidade Sul-Americana de Nações
Grupo do Rio
Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA)
Área de Livre Comércio das Américas
Mercado Comum do Sul
Alternativa Bolivariana para as Américas
Aliança para o Progresso
Associação dos Estados do Caribe
CARICOM
Grupo de Contadora
Parlamento Centro-Americano
Cúpula das Américas
Mercado Comum Centro-Americano
Comunidade Andina


História
Colonização da América
Os primeiros colonizadores da América foram os Europeus, em grande maioria os Portugueses, Espanhóis, Ingleses, Holandeses,e por último os Franceses,mas já existiam índios que foram massacrados pelos europeus.Todavia, existe uma teoria recente na qual se crê que chineses margearam as terras americanas antes dos europeus, isto explicaria as características físicas de alguns povos indígenas terem uma semelhança aparente com os povos orientais. Depois de anos que começaram as primeiras lutas de independência dos europeus:Revolução Americana (1776) e a Guerra Civil Americana(1861 a 1865) contra o Reino Unido, a independência do Chile em 1810. sendo a primeira nação a se ploclamar independente na América do Sul, a independência da Argentina em 1816 que deu origem a disputas internas e no norte da América do Sul na Venezuela, Colômbia,Equador, Panamá, Peru e Bolívia, tendo sido Simon Bolívar a liderar várias revoluções contra Espanha.
Aspectos gerais da América
Área total: 42.000.000 Km²
Maior país: Canadá
País mais populoso: Estados Unidos
Maior pico: Aconcágua (Argentina)
Maior ilha: Groelândia (2.175.000Km²)
Maior depressão: Vale da Morte (Estados Unidos da América)
Maior bacia hidrográfica: Amazônia (Brasil)
Maior rio: Amazonas (Brasil)
Maior PIB: Estados Unidos da América
Número de países: 35
Maior IDH: Canadá
Cidade em maior desenvolvimento: Belo Horizonte
Maior temperatura registrada: 56,6°C (Vale da Morte, EUA)
Menor temperatura registrada: -61,4°C (Ilhas Árticas, Ilha de Ferrentzen )

Nenhum comentário:

Postar um comentário