Uma empresa não é moderna se continuar com sua "comunicação dirigida escrita" (CDE) nos moldes antigos. As grandes empresas já possuem o "Manual de Redação", para que haja uniformidade na comunicação escrita. Para Enéas Barros, "não se pode insistir na velha tecla, segundo a qual A Carta comercial é mero veículo de informação, simples atividade-meio, sem qualquer outra implicação no mundo dos negócios (...) Ela faz parte integrante de todo um sistema de comunicação, com o seu emissor, com sua Mensagem e com seu receptor.
Está, conseqüentemente, sujeita a toda a engrenagem, a todos os dispositivos, a todos os requisitos indispensáveis à comunicação para propagar, agrupar, propor negócios e criar imagem". A Carta comercial pode ser remetida pelo correio ou telefax. Chappel e Read elencam alguns fatores de influência da carta comercial: 1. resposta imediata indica que a firma é eficiente; 2. se A Carta for bom definida, o destinatário se disporá a pensar que está lidando com uma organização metódica; 3. se o leitor compreender o que está escrito, ele será grato, fazendo seu pedido à companhia do autor da carta A Carta comercial corre dois riscos: 1. como todo texto escrito, ele é irrecorrível, não dá para harmonizar ou explicar como na comunicação oral, pelo telefone, por exemplo; 2. o volume de correspondência recebida nas empresas é grande, A Carta pode ser mal lida, mal interpretada e motiva nova carta como resposta, ampliando a burocracia empresarial. Por isso, para os grandes negócios, clientes especiais, prefere-se a conversa por telefone. Se você estiver com vontade de se aprofundar no assunto ou ter uma visão mais moderna da comunicação escrita em sua empresa, recomendo a leitura do livro lançado em 1995 "Comunicação Dirigida e Escrita na Empresa", de Cleuza G. Gimenes Cesca, pela Summus Editorial, Reproduzo aqui um modelo tradicional de carta comercial com comentários para cada item. Alguns deles constam do livro "Comunicação Dirigida e Escrita na Empresa", de Cleuza G. Gimenes Cesca, Summus Editorial: MODELO ANTIGO TIMBRE Rua X - Porto Alegre - caixa postal, 47 - .......... Porto Alegre, 6 de novembro de 1996. A (1) Fernando de Barros & Cia. Ltda. Av. Rio Branco, 123 - conj. 7 Rio de Janeiro - RJ (2) Prezados Senhores: (3) (4)............................Em resposta (5) à solicitação feita pelo escritório de V.Sas., representado, em nossa cidade, pelo Sr. Marcelo Silveira, informamos que seguiram, via aérea, dez (10) (6) caixas dos medicamentos pedidos. (4)............................Outrossim (7), comunicamos que a duplicata no. 0860133, no Banco da Amizade S.A., emitida por V.Sas, em 3 de outubro do corrente ano, já foi encaminhada, em 29 de outubro (8) p.p. (9) ao Departamento de Cobrança, para as providências cabíveis (10). (4)............................Sem mais que se apresenta no momento (11), subscrevemo-nos (12) Atenciosamente _______________________________ (13) Tiago Almeida Diretor Comentários sobre o modelo antigo 1. Elimina-se a Preposição "A", desnecessária no caso. 2. Elimina-se o endereço do destinatário, uma vez que ele consta do envelope. 3. Suprimem-se os Dois pontos na invocação. 4. Não é necessário marcar o parágrafo. Basta deixar espaço duplo vertical, indicando-o. 5. Retirar a expressão "em resposta", porque o destinatário sabe que se está respondendo a algo. 6. Suprime-se o número 10, uma vez que a Palavra dez já está mencionada. 7. Expressão desnecessária. 8. A data em que o título foi encaminhado é um dado desnecessário. 9. Dispensa-se a expressão próximo passado, porém dentro do próprio mês, é aconselhável. 10. "...para providências cabíveis..." é uma expressão desnecessária, considerada como tapa-margem. A margem direita da carta comercial não precisa ser uniforme. 11. Um fecho óbvio como este é desnecessário, pois, se houvesse algo mais, seria acrescentado à carta. Há secretárias que consideram pouco caso do emissor a falta do fecho. 12. Expressão desnecessária, porque está implícita no final. 13. Não se usa mais a pauta para a assinatura do remetente. MODELO NOVO A Carta ficaria assim: TIMBRE Rua X - Porto Alegre - caixa postal, 47 ...... Porto Alegre, 6 de novembro de 1995. (A) Fernando de Barros & Cia. Ltda. (B) Prezados senhores (C) À solicitação feita pelo escritório de V.Sas., representado, em nossa cidade, pelo Sr. Marcelo Silveira, informamos que seguiram, via aérea, dez caixas dos medicamentos pedidos. Comunicamos que a duplicata no. 086013 foi encaminhada ao Departamento de Cobrança.(D) Atenciosamente(E) Tiago Almeida (F) Diretor Estrutura da carta comercial a) local e data b) destinatário c) vocativo d) contexto ou assunto e) despedida f) assinatura Propostas de redação Elabore duas cartas comerciais, usando os seguintes dados: 1. Ferreira & Cia. Ltda. solicita a Irmãos Pires Ltda. o envio, com a máxima urgência, de mercadorias, conforme relação anexa. Agradece atendimento. 2. Silveira & Cia. comunica a Francisco Camargo a inauguração de uma nova agência. Convida-o para a inauguração e coquetel. Agradece a presença.
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