segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Escolha da Profissão

O que devemos levar em conta na hora da escolha? As nossas habilidades, os interesses, as expectativas sociais, ceder a pressão por parte dos pais? Estas são algumas dúvidas, que surgem antes da hora de marcamos um "X" no formulário de inscrição para o vestibular, o qual será a profissão que talvez seguiremos para o resto de nossas vidas.

Para alguns a escolha da profissão foi algo que aconteceu naturalmente e já durante os primeiros anos da infância ou da adolescência. Mas para a grande maioria a escolha é muito difícil, muitas vezes com uma dúvida muito comum: sucesso financeiro ou realização pessoal?
Na maioria dos casos, adolescentes não estão suficientemente maduros emocionalmente e devidamente informado para escolher qual será a melhor profissão que irá satisfazer os seus interesses, pois muitas vezes é vitima de um sistema educacional, de um modo geral, precário e deficiente.
São raros os jovens e adolescentes que se preocupam em discutir e se informar com certa antecedência, qual o melhor caminho a seguir. A maior parte prefere adiar o problema para a última hora e este é o principal motivo do número de estudantes que desistem da faculdade já nos primeiros semestres.
O Primeiro passo antes de tomar esta importante decisão é conhecer bem a profissão que você pretende escolher. Conhecer como é o dia-a-dia deste profissional, como está o mercado de trabalho, se realmente é este o tipo de vida que você quer levar. Todos estes aspectos devem ser levados em conta, pois a vida de um profissional de sucesso nem sempre é um mar de rosas.
Muitos profissionais percorreram um longo e árduo caminho até o sucesso. Foram muitas noites sem dormir, buscando soluções para um projeto, outros estiveram atendendo os pacientes varias horas do dia e da noite em uma sala de hospital, alguns passaram varias horas em um laboratório ou em uma linha de produção, buscando encontrar a solução para um problema no produto, enfim, é muito importante conhecer todos os caminhos percorridos por estes profissionais para decidir de forma certa e segura.
A busca por um serviço de orientação profissional, através de um pedagogo, psicólogo ou psiquiatra pode ser uma boa solução para ajudar a esclarecer aos pré-vestibulandos, que estiverem com muitas dúvidas sobre as suas aptidões ou vocações. Mas não se iluda, pois este deve ser visto como um serviço para lhe ajudar na definição das áreas de seu interesse e não para lhe apontar exatamente uma única carreira para ser seguida.


Leia a respeito dos cursos, sobre o que faz este profissional, como está o mercado de trabalho, as perspectivas de emprego, o salário médio. Informação nunca é demais.
Ouça o que seus pais pensam do assunto, converse, conte seus planos, troque idéias, mas não os deixe escolher por você, pois o futuro é seu e não deles.
Converse com um profissional da área que você pretende escolher e procure descobrir se realmente esta profissão lhe dará satisfação.
Pergunte-lhe sobre a rotina do trabalho, experiências, faça uma visita a seu lugar de trabalho. Muitas vezes, alguns mitos e medos são facilmente resolvidos e esclarecidos

Ouça o que seus pais pensam do assunto, converse, conte seus planos, troque idéias, mas não os deixe escolher por você, pois o futuro é seu e não deles.

Procure não se iludir na escolha da carreira, quando você conhecer um profissional bem remunerado, pois pode ser apenas um bem sucedido de sua categoria, onde a grande maioria pode estar a muito tempo a procura de um emprego.


Análise os currículos do curso. Esta é uma forma de decidir entre dois ou mais cursos semelhantes. Assim você não corre o risco de se inscrever em curso, que possua matérias que você detesta ou possui muita dificuldade no aprendizado.
Busque sempre a sua satisfação. Ninguém é feliz fazendo o que não gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário