HISTÓRICO
Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial. No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40x20m. Pouco depois em campos de dimensões maiores, o esporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa. >Em 1927 foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador, F.I.H.A. Mas, em 1946, durante o congresso de Copenhague (10 a 13 de julho), os suecos oficializaram seu Handebol de Salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a F.I.H.A. a denominar-se Federação Internacional de Handebol, F.I.H., e o jogo de 11 jogadores em segundo plano. >Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o Handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a F.I.H. contava com 25 nações. No dia 26 de Fevereiro de 1940 foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o esporte já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da F.I.H. era na Suécia.
Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça. >A primeira vez que o Handebol foi disputado em uma olimpíada foi em 1936 tendo a Alemanha como 1ª campeã, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e em 1976 o Handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
HANDEBOL,O BRASIL CRESCE NESSE ESPORTE
Tem-se noticia que o handebol tenha chegado no Brasil após 1930, introduzido pelas colônias Européias, fugitivas da guerra, e que procuraram os estados do País, principalmente São Paulo, o estado pioneiro e maior centro de desenvolvimento do esporte.
Além de São Paulo , hoje quase todos estados possuem federações com um grande numero de clubes filiados, promovendo varias competições de nível estadual e internacional. Este mundial mostrou que as forças continuam com os mesmos países, Suécia, Rússia, Espanha, Alemanha, Iugoslávia, e França. Porém a própria IHF (Federação Internacional de Handebol) reconhece através de seu boletim de 08/06/99 que os países não Europeus mostraram um visível progresso, dentre eles o Brasil. Os especialistas da IHF relatam que os jogos foram muito interessantes e que 6 ( seis ) países não europeus se classificaram para as oitavas de final e foram eles a Tunísia; a Argélia; Egito ; Cuba ; Coréia e o Brasil, sendo dois a mais que no último mundial do Japão. O Brasil causou a maior surpresa do Mundial ao vencer a Macedônia e se classificar pela primeira vez para as oitavas de final. Brasil e Argentina mostraram grandes avanços em relação ao último mundial do Japão, e segundo Sr. Peter Kovacs ( Húngaro - corpo técnico da IHF ) que disse : O Brasil ficou entre os dezesseis e não poderíamos esperar mais que isso pelo trabalho realizado, e sim podemos dizer que o Brasil tem potencial para fazer o mesmo que Cuba fez e ficou entre os oito, oitavo é claro mas lutou de igual para igual com as potências do Handebol de Hoje.
As quatro maiores potências no handebol hoje, sem dúvida nenhuma são : Rússia, Suécia, Alemanha e Espanha, e como sempre a Alemanha surpreende negativamente pois é sempre candidata ao título, mas tropeça nas semifinais, com apenas uma derrota para a Iugoslávia ( 22-21) ficou com o quinto lugar. O melhor handebol do mundo está nos campeonatos alemães ( Bundesliga ) e em segundo lugar nas equipes espanholas, mas quando se fala em eficiência a Rússia é campeã e a Suécia com uma equipe base com mais de dez anos prevaleceram sobre os demais. Na final a Suécia bateu a Rússia com placar de 25 a 24, após perder o primeiro tempo 12-14, fantástico, alguns jogadores como : Magnus Andersson; Staffan Olsson; Pierre Thorsson; Magnus Wislander; Ola Lindgren e o Goleiro Tomas Svensson se consagraram sendo bi-campeões Mundiais (90/99). A Iugoslávia bateu a Espanha 27 a 24 e ficou com a medalha de bronze.
Veja a classificação final da competição:
1.
1. Suécia
2. Rússia
3. Iuguslávia
4. Espanha
5. Alemanha
6. França
7. Egito
8. Cuba
9. Dinamarca
10. Croácia
11. Hungria
12. Tunísia
13. Noruega
14. Coréia
15. Argélia
16. BRASIL
17. Marrocos
18. Macedônia
19. Kuwait
20. China
21. Argentina
22. Arábia Saudita
23.Nigéria
24. Austrália
REGRAS BÁSICAS
Área do Gol: Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuizo para a ação do adversário.
Goleiro / Gol:
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só será considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.
Manejo da Bola:
É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.
Comportamento:
-Para com o adversário- Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.
Tiro de meta:
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo.
Bola ao chão:
A bola ao chão é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração as regras.
Escanteio:
O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola tenha saído.
Lance lateral:
O lance lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária.
Lance de 7m:
Este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover este pé.
Lance livre:
É ordenado lance livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva.
Execução:
Antes da execução de todos os lances citados acima a bola deverá pousar na mão do lançador e todos os jogadores deverão ter tomado a posição regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e aplicar reversão da jogada.
CONCLUSÃO
Por suas qualidades excepcionais sob os pontos de vista formativo, educacional e esportivo, o Handebol é apreciado por ambos os sexos, isso porque desenvolve, simultaneamente resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem. Além de oferecer varias qualidades que são especificas, reúne as três fazes atléticas naturais: correr, saltar e arremessar
Nenhum comentário:
Postar um comentário