Esta lei diz respeito à intensidade das forças de atração ou de repulsão, que agem em duas cargas elétricas puntiformes (cargas de dimensões desprezíveis), quando colocadas em presença uma da outra.
Considere duas cargas elétricas puntiformes, Q1 e Q2, separadas pela distância d. Sabemos que, se os sinais dessas cargas forem iguais, elas se repelem e, se forem diferentes, se atraem.
Isto acontece devido à ação de forças de natureza elétrica sobre elas. Essas forças são de ação e reação e, portanto, têm a mesma intensidade, a mesma direção e Sentidos opostos. Deve-se notar também que, de acordo com o princípio da ação e reação, elas são forças que agem em corpos diferentes e, portanto, não se anulam.
Charles de Coulomb verificou experimentalmente que:
As forças de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas puntiformes são diretamente proporcionais ao produto das cargas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que as separa.
A expressão matemática dessa força é:
Q1 e Q2 são cargas elétricas em módulo, e k é a constante eletrostática que no SI, para as cargas situadas no vácuo, é indicada por k0 e vale:
Representação gráfica da lei de Coulomb
Representando a força de interação elétrica em função da distância entre duas cargas puntiformes, obteremos como gráfico uma hipérbole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário