Nós seres humanos, assim como os demais seres vivos-animais-vegetais, estamos todos na mesma "nave espacial". Ou seja; vicemos todos no mesmo espaço: O Planeta Terra.
Você sabe o que é um planeta?
Planeta é um astro que vive no universo.
E universo?
Universo é tudo aquilo que existe, é o conjunto formado pelos planetas, cometas, estrelas, galáxias e etc...
Esses corpos celestes que existem no universo são chamados de astros.
A Terra, que é um planeta, um dos inúmeros astros do universo.
Você sabe qual o diferença entre planeta e os outros astros, como as estrelas e os cometas?
Planeta é um astro iluminado, e não possui luz própria e gira ao redor de uma estrela. A Terra é um planeta porque gira ao redor de uma estrela (O SOL) e dessa estrela possui luz e calor. A luz e o calor que recebemos na Terra, durante o dia, provêm dos raios solares.
As Estrelas do Universo
Estrela é um astro luminoso (possui luz própria), formado principalmente por materiais gasosos (hidrogênio e hélio), com temperaturas elevadíssimas.
No interior da estrela ocorrem constantemente explosões, que libertam energia e provocam um fortíssimo calor. A temperatura no interior do sol, por exemplo gira em torno de aproximadamente 20 milhões de graus centígrados. Essa energia que as estrelas libertam toma a forma de raios luminosos, que fornecem luz e calor.
Existe no universo um número incalculável de estrelas, de diferentes tamanhos e temperaturas. O Sol é consideradoesktop/Astronomia/21_arquivos/filelist.xml">
O Sol
O Sol é apenas uma entre as dezenas de bilhões de estrelas da via Láctea e se situa a cerca dr 30.000 anos luz do centro desta galáxia, na extremidade deu de seus expirais.
O Sol é constituído principalmente dos gases hidrogênio e hélio. Seu núcleo é um enorme reator nuclear, cuja temperatura atinge pelo menos 14 milhões de graus Celsius, produzindo energia por fusão nuclear, um processo no qual o hidrogênio é convertido em hélio.
O Sol está perdendo massa a uma taxa de quatro milhões de toneladas/segundo, mas sua massa total é de 2x1027t (330.000 vezes a da Terra e 745 vezes a de todos os planetas juntos). Seu diâmetro é de 1.392.000km-109 vezes maior que o da Terra - e seu volume é 1.300.000 vezes maior que o da Terra.
A superfície e a atmosfera do Sol
Manchas solares - que apesar de parecerem pretas - devido ao contraste com as áreas mais claras ao seu redor - são na verdade muito brilhantes. São cerca de 2.000º C mais frias que as outras partes do Sol e o número de manchas solares que podem ser vistas varia de um ciclo de 11 anos.
Fotosfera - a superfície clara, consistindo de milhares de granulações, cada uma com várias centenas de quilômetros de diâmetro. A superfície do Sol está sempre mudando de aparência e cada granulação dura cerca de 10 minutos. Projetando-se da fotosfera, há enorme jatos de gás- espículos- que podem chegar a 15.000km, mas duram poucos minutos.
Cromosfera- é a parte situada acima da fotosfera, que apresenta cor vermelha e é constituída principalmente de gás hidrogênio. Não pode ser observada a olho nu devido à proximidade da fotosfera, que é muito mais brilhante, a não ser durante o eclipse total do Sol, quando a fotosfera é obscurecida pela Lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário