Durante séculos, o ser humano sonhou com as viagens espaciais. E o sonho se tornou realidade em 1961, quando um astronauta russo, Yuri Gagarin, viajou em um satélite artificial e fez uma órbita ao redor da Terra. Hoje, muitos homens e mulheres viajam no espaço; a maioria por apenas alguns dias, outros por meses. Mesmo assim, o espaço continua um ambiente hostil para o ser humano. Roupas espaciais são necessárias para proteger e fornecer oxigênio.
Se o ser humano quer viver e trabalhar mais permanentemente no espaço, e pousar em Marte no próximo século, precisa aprender o máximo possível sobre os efeitos de longo prazo das viagens espaciais.
Vivendo no Espaço: A viagem espacial mudou muito desde os tempos de Yuri Gagarin. Em órbita, os astronautas se movem dentro da nave em roupas esporte e comem suas comidas favoritas. Quando não estão trabalhando, relaxam com música gravada e um bom livro. Até dividem os turnos para o "trabalho doméstico". Mas tudo isso é feito sem gravidade, ossos e músculos podem enfraquecer ( e é por isso que os astronautas precisam se exercitar diariamente ). Até agora, os efeitos da falta de gravidade no corpo humano têm revertido assim que os astronautas voltam à Terra. Mas os cientistas continuam monitorando os efeitos, à medida que os astronautas ficam mais e mais tempo no espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário