quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Instrumentos Espaciais

Como os instrumentos adequados, é possível testemunhar acontecimentos espetaculares no Universo: outros planetas, imensas nuvens de gás das quais nascem os astros, explosões que indicam a morte das estrelas. O trabalho de estudar planetas, luas, cometas, estrelas e galáxias é realizado pelos astrônomos.
A astronomia foi uma das primeiras ciências desenvolvidas pelo homem. Na antigüidade, gregos e árabes procuraram explicar o que acontece no Universo. No entanto, não dispunham de instrumentos de observação, e assim não conseguiam distinguir detalhes. No século XVII, com a invenção do telescópio, foi possível compreender realmente o Universo. A astronomia moderna emprega uma grande variedade de equipamentos, que incluem telescópios e outros instrumentos instalados no alto de montanhas e em satélites

Telescópio Espacial: O telescópio espacial Hubble (nome dado em homenagem a um famoso astrônomo inglês) foi lançado em 1990. A vantagem das observações feitas do espaço é evitar o embaçamento provocado pela atmosfera terrestre. Nele não se empregam lentes, mas espelhos curvos, para recolher o máximo possível de luz das estrelas: as lentes absorvem um pouco da luz, atenuando a imagem

Rádio: Vários tipos de corpos celestes produzem ondas de rádio. Elas são captadas pelas grandes antenas dos radiotelescópios. Foi assim que se descobriram objetos astronômicos chamados quasares e pulsares.

Radar: Os astrônomos empregam feixes de radar para mapear a superfície de corpos celestes próximos, como a Lua e os planetas do sistema solar. As cores são artificiais, introduzidas para distinguir as variações do relevo.

Raio X: Um tipo de detector presente em satélites registra raios X. Foi com eles que se descobriu a existência de buracos negros, que emitem raios X ao absorverem a matéria circundante.

Observatórios: Os melhores observatórios astronômicos são instalados no alto das montanhas, acima das quais a camada atmosférica é menor e as condições de visibilidade

Raios Gama: Alguns satélites detectam raios gama, que são ondas de alta energia. Eles provêm de diversos objetos astronômicos, como pulsares, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário