Os organismos unicelulares eucariontes, representados pelos protozoários - como amebas e paramécios - e certas algas unicelulares - como euglenofíceas, pirrofíceas e crisofíceas -, constituem o reino Protista.
Sendo eucariontes, os protistas são portadores de núcleo individualizado - delimitado por membrana nuclear denominada carioteca - e de orgelas citoplasmáticas bem definidas. Essas características permitem a distinção entre protistas e moneras.
A classificação dos protozoários
Os protozoários podem ser fixos ou se deslocar através de cílios, flagelos ou pseudópodes. De acordo com o tipo e a presença ou não dessas organelas locomotoras, os protozoários classificam-se em:
rizópodes ou sarcodíneos - locomovem-se através de pseudópodes.
flagelados ou mastigóforos - locomovem-se através de flagelos.
ciliados - locomovem-se através de cílios;
esporozoários - desprovidos de organelas locomotoras.
A malária
No início da década de 90, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas atingidas pela malária era da ordem de 100 milhões em todo mundo. Essa realidade coloca a malária como uma das doenças infecciosas mais importantes da atualidade.
Também conhecida como maleita, impaludismo ou febre palustre, a malária foi durante algum tempo uma doença atribuída à presença do ar "contaminado" de locais pantanosos. A própria palavra malária, de origem italiana, significa "mau ar". Sabe-se hoje que essa enfermidade é causada por várias espécies de esporozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, em determinadas regiões, a malária tem caráter endêmico, isto é, existe constantemente nesses locais, atingindo um número significativo de pessoas.
Protozoário Tipo de malária Ciclo (duração)
Plasmodium Terçã 48 horas
vivax benigna
Plasmodium quartã 72 horas
malarie
Plasmodium terçã 24 a 48 horas
falciparum
A duração do ciclo corresponde ao tempo que os parasitas levam para completar o mecanismo reprodutivo no interior da hemácias. A febre terçã benigna e a febre quartã raramente são fatais, ao contrário da febre terçã maligna, que geralmente leva o doente à morte.
A malária provoca lesões no fígado, no baço e em outros órgãos, além de intensa anemia, fato que se explica pela destruição maciça de hemácias.
Os métodos mais comuns de profilaxia da malária são: tratamento das pessoas doentes combate a larvas do mosquito em regiões alagadas, por meio de drenagens, inseticidas ou inimigos naturais (peixes larvófagos, como o Gambusia affinis, conhecido como guaru-guaru); recursos que evitem o acesso de mosquitos às moradias - uso de telas em portas e janelas, de cortinados nas camas ou de inseticidas.
Trypanosoma cruzi
o agente etiológico (causador) da doença de Chagas. Esse protozoário tem como reservatório natural animais silvestre, como gambás, tatus, morcegos, preguiças, macacos e outros. Ao sugar o sangue des-
ses animais, insetos como o Triatoma infestans e o Panstrongylus megistus, conhecidos popularmente como barbeiro, chupança, bicho-de-parede, adquirem o parasita e se transformam em vetores da doença de Chagas.
Os principais protozoários causadores de doenças ( um resumo )
O quadro a seguir traz um resumo sobre os protozoários, as doenças que eles causam e os meios de contágio.
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
PROTOZOÁRIOS
DOENÇA
MODO DE TRANSMISSÃO
Entamoeba histolytica
Disenteria amebiana; amebíase
Água e alimentos contaminados
Balantidium coli
Disenteria
Água e alimentos contaminados
Plasmodium vivax
Plasmodium malariae
Plasmodium falciparum
Malária
Picada de mosquito Anopheles
Toxoplasma gondii
Toxoplasmose
Fezes e urina de gato
Trypanosoma cruzi
Doença de Chagas
Picada de barbeiro ( Triatoma infestans, Panstrongylus megistus)
Trypanosoma gambiense
Doença do sono
Leishmania brasiliensis
Leishmaniose tegumentar (úlcera de Bauru)
Picada de mosquito Phlebotomus
Leishmania donovani
Leishmaniose visceral (calazar)
Picada de mosquito Phlebotomus
Leishmania tropica
Botão-do-oriente
Picada de mosquito Phlebotomus
Trichomona vaginalis
Tricomoníase
Relações sexuais; objeto contaminado
Giardia lamblia
Giardíase
Água e alimentos contaminados
A transmissão da toxoplasmose, doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, se dá por contato ou por fezes de animais domésticos, principalmente os gatos. As fezes do gato podem conter cistos do parasita, que são disseminados por animais, como moscas e baratas. Normalmente, a doença evolui de forma benigna, desaparecendo sem deixar seqüelas no organismo; mas, em mulheres grávidas, o protozoário pode atingir o feto, provocando-lhe cegueira, deficiência mental e até mesmo a morte.
Algas protistas ( e Monera e plantae )
REINO
EXEMPLOS DE ALGAS
Monera
Cianofíceas
Protista
euglenofíceas, crisofíceas, pirrofíceas
Plantae
clorofíceas, rodofíceas, feofíceas
Conforme mostra o quadro acima, as principais algas protistas são as euglenofíceas, as crisofíceas e as pirrofíceas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário